Você é dependente emocional?

Quanto tempo você dedica a você mesmo ao longo do dia? O profissional e meu professor de Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca, da SBie – Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, fala neste vídeo sobre a DEPENDÊNCIA EMOCIONAL de pessoas, coisas e situações. Vale a pena assistir! Veja aqui!

A instrução liberta!

Terapia pode ser considerada um curso emocional

Nosso sistema emocional começa a ser construído quando somos bebês, em torno dos 10 meses de vida. Ali toda atenção, carinho, proteção ou ações de agressão ou tensão que o bebê recebe irá influenciar toda sua vida adulta.

Ao longo da vida temos muitas experiências, algumas boas, outras nem tanto e algumas extremamente difíceis. Elas nos causam
“arranhões emocionais” que nos levam a buscar ajuda da psicoterapia para aprender como lidar com nossa inteligência emocional.

Ao longo do tratamento vamos remodelando padrões emocionais profundos e mal adaptados, nos explica Daniel Goleman, especialista em ciências comportamentais e autor de vários livros sobre o assunto.

A tendência à impulsividade vai diminuindo, mas fica uma reação residual, uma sensibilidade ou um medo original na raiz do problema emocional perturbador. O que muda, é que agora o tempo de duração desses sentimentos vai ficando menor, nos recuperamos mais rapidamente, o que denota um amadurecimento emocional.

Com a terapia vamos criando novas redes neurais, enfraquecendo as que alimentam o trauma e “aprendendo” novos comportamentos emocionais.

O que antes nos causava angústia, passa a ter leveza, calma e até um certo humor. As respostas abertas passam a ser mais assertivas, mesmo existindo o sentimento inicial.

Apesar de o nosso cérebro continuar recebendo sinais de alarme do fato temido, a nova resposta a isso será bem mais saudável.

O aprendizado emocional é para toda a vida, a qualquer idade ou tempo. Hoje temos muitos tipos de terapias, desde os tradicionais procedimentos Freudianos dos psicólogos, tratamentos medicamentosos, com psiquiatras e as terapias holísticas, herança do oriente que vêm apresentado ao ocidente variadas técnicas em nível energético.

Em outra frente, a Física Quântica, através da ciência, nos apresenta uma nova dimensão que amplia o entendimento da vida e eleva o entendimento da terapia, nos mostrando o poder da autoterapia e autocura.

Para exemplificar podemos citar: reiki, meditação, yoga, constelação familiar, regressões terapêuticas, TFT, ThetaHealing e outras curas energéticas.

De acordo com a Física Quântica, tudo o que existe é energia. Nossos pensamentos e sentimentos emitem ondas vibratórias que nos ligam a coisas, situações e pessoas e colapsamos nossa realidade com várias descobertas. Tudo isso nos mostra que somos os únicos RESPONSÁVEIS por tudo que nos acontece.

Isso nos leva a perceber que muitos recursos estão sendo disponibilizados para aqueles que buscam seu desenvolvimento sistêmico em todos os níveis: mental, emocional, físico e espiritual. Basta a pessoa se colocar na busca e fazer sua jornada de herói em sua saga evolutiva. Nunca a ciência e a religião estiveram tão próximas neste esforço de direcionamento evolutivo.

Saibamos aproveitar este momento e avançar!

Claudia Pinheiro